terça-feira, 7 de abril de 2009

as articulações estalam porquê?


Se já estalaste os dedos, já conheces o som do estalo dos nós dos dedos...


As articulações produzem esse ruído quando se formam bolhas no fluido que circunda a articulação.
As articulações são os pontos de encontro de dois ossos, que se mantêm juntos devido aos tecidos conectivos e ligamentos.

Todas as articulações do nosso corpo são lubrificadas por líquido sinovial.

Quando estalas os dedos, fazes com que os ossos da articulação se separem. Ao se separarem, a cápsula de tecido conectivo que circunda a articulação é alongada. Ao alongar, ela aumenta de volume que provoca uma diminuição de pressão. Com a diminuição da pressão do fluido sinovial, os gases dissolvidos no fluido ficam menos solúveis, formando bolhas. Quando a articulação é bastante alongada, a pressão na cápsula diminui tanto que essas bolhas estouram, produzindo o barulho que associamos ao estalo dos nós.


Leva cerca 30 minutos para que o gás se dissolva novamente no fluido da articulação. Durante esse período, os nós voltam a estalar.

Pessoas que têm o hábito de estalar os dedos apresentam sinais de lesão nos tecidos moles e até da cápsula articular, além de diminuição da força. Essa lesão provavelmente resulta do alongamento rápido e repetido dos ligamentos que circundam a articulação.

O lado positivo é que há evidências de aumento da mobilidade da articulação, logo depois de ser estalada. Quando as articulações são manipuladas, os órgãos do tendão de Golgi (um conjunto de terminações nervosas envolvidas no movimento) são estimulados e os músculos em torno da articulação relaxam.

Sem comentários: