quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Porquê o vegetarianismo ?

Eu lembro-me muito bem de quando resolvi deixar de comer carne... Andava no 9º ano e desde nova que gosto muito de pesquisar e de informar sobre determinados assuntos. Não me lembro qual foi a razão principal mas devo ter visto uns vídeos chocantes (e ainda continuo a ver, preciso de ver para estar a par do que se passa. Não sou apologista da frase 'olhos que não vêem coração que não sente'. Por isso mesmo prefiro ver).

Quando tomei esta decisão, tanto as minhas colegas da escola como a minha família opuseram-se muito, até me levaram ao psicólogo para ver se se passava alguma coisa comigo.
Claro que se passava! Estava a mudar a minha mentalidade! Abri os olhos! coisa que as pessoas ignoram e não têm interesse em fazer (a maioria).

A partir daí comecei a pedir a minha mãe para me fazer soja para mim, mas a coitada da sra tinha de fazer os pratos para a restante família também...
Por causa disso, comecei a interessar-me pela cozinha e andava sempre a perguntava-lhe como se faziam as coisas.
Depois foi sempre a evoluir e tornei-me mais autónoma, já fazia a minha comida.
Por vezes inventava.... depois não gostava e era a minha mãe quem comia, pobre senhora!

Hoje, para além de não comer qualquer tipo de carne, não uso produtos testados em animais, e já ando a evitar o leite de vaca (porém, aqui no algarve não tenho muito acesso a leites de soja com pouco açúcar e não vou colocar leite doce nas refeições... =\ ). Ovos apenas compro no mercado, caseiros. Queijo e peixe ainda como.
Acho que devia de haver mais alternativas ao queijo para os vegetarianos. Já ouvi falar de uma espécie de produtos 'meat like' mas isso aqui não vejo.
O peixe é um caso complicado.... porque eu e a soja temos uma relação um bocado rara e sem as refeições de peixe então aí é que eu não fazia comida, ia comer fora todos os dias... porque já desisti de tentar fazer vegetais no forno e etc. Nunca saem como eu gosto! =( tenho de tirar um curso das '1001 maneiras de fazer vegetais'.

Tenho consciência que há cada vez mais pessoas a iniciar o vegetarianismo ou pelo menos a tentar iniciar. Conheço pessoas que são incapazes de ter força de vontade para deixar de comer qualquer tipo de carne. O corpo deve «gritar» lá de dentro 'da-me carneeeee'. No comprendo. Eu nunca senti essa necessidade, talvez porque sou uma grande amante dos animais e aquelas imagens deles no matadouro....no transporte.... passavam-me pela mente e era incapaz de contribuir para essa barbárie.

Bem sei que os peixes também são animais e também sofrem... citando aqui uma frase de um artigo da wikipedia 'em 2003, alguns cientistas escoceses da Universidade de Edimburgo descobriram que os peixes podem sentir dor. Um estudo prévio pelo Professor James D. Rose da Universidade de Wyoming dizia que os peixes não podiam sentir dor porque eles não possuíam a parte neocortexal do cérebro, responsável por tal sensação.'
Sim, os peixes têm cérebro e sistema nervoso quase tão avançado como o nosso....por isso... essa será talvez a minha próxima meta, depois de tirar o curso dos vegetais.

Ao contrário do que se pensa, um vegetariano não tem necessariamente de sofrer de carência de vitaminas e minerais se souber combinar os alimentos de modo a obter as quantidades diárias desses nutrimentos. Todos conhecemos o famoso feijão com arroz que se complementam.

Se incluirmos uma leguminosa (feijão, grão, feijão-frade, etc.), vegetais e hortaliças (brócolos, couve ou feijão verde, alface, tomate, cebola), hidratos de carbono (arroz,batatas,etc) ficamos com uma refeição vegana equilibrada e completa, que nos deixará satisfeitos e bem nutridos;

Houve um magnífico senhor que disse uma magnífica frase...
“Se queres ser forte como o boi, come como o boi, mas não comas o boi.” Edward Nelson.

Não é na carne que se encontra a fonte da força humana, pois essa não deveria ser a origem privilegiada de “abastecimento” em proteínas do ser humano. Encontramos proteínas na fruta, cereais e hortaliças que contêm os 20 aminoácidos necessários para a alimentação humana, incluindo os essenciais.

Para uma boa combinação dos alimentos de modo a obter boa fonte de proteínas, ver este site.

Então,quais as vantagens de se ser vegetariano?

- Pela nossa saúde, porque produtos vegetais não têm colesterol, podemos optar pela alimentação biológica para evitar os pesticidas, antibióticos e hormonas.

- Pelo ambiente, porque os dejectos da criação de animais em massa são os principais responsáveis pela poluição de lagos e lençóis freáticos por nitratos, o consumo de água para a produção de carne é muito maior do que o consumo para a produção de cereais, e necessita muito mais terra do que a produção directa de vegetais.

- Pelos animais! Os sistemas de produção intensiva sem terem em conta as condições de saúde e bem estar dos animais apenas para nos proporcionar preços mais baratos, o stress , a agonia e a dor a que são submetidos até chegarem ao matadouro e no acto da matança. Se em vez dos peixes estivessem vacas talvez víssemos a pesca com outros olhos, pois são tratados sem o mínimo de preocupação e respeito.

- Por um mundo melhor , pela ética , pela criação de novas gerações com sensibilidade para os animais e ambiente.

Já agora.... Se os matadouros tivessem paredes de vidro, ninguém comia carne.

E então? já se renderam ao vegetarianismo ou tenho de postar os vídeos e imagens chocantes ?

Prefiro deixar-vos com uma ternurenta....



Sem comentários: