terça-feira, 6 de novembro de 2007

KAFKA - metamorfose


Acabei neste momento de ler um livro que tinha comprado à uns tempos. Decidi comprá-lo por três razões:

1- precisava de um livro para ler para Portugues que não fosse muito longo.

2- que fosse em conta

3- que me agradasse pelo resumo

E este realmente reunia todas as condições.

É diferente de todos os outros livros que já li. O autor é KAFKA e o livro intitula-se METAMORFOSE. É a história de um rapaz chamado Gregor Samsa que, ao despertar numa manhã de um sono agitado, viu que se transformara num insecto. os seus familiares quando se aperceberem do caso, ignoraram-no e mantinham-no escondido no quarto, que por vezes era invadido pela sua irmã que tinha uma certa aversão dele mas ao mesmo tempo se preocupava, talvez seja devido ao seu carácter indeciso de adolescente.... como eu a compreendo... lol

No final da história, Gregor , já debilitado (com restos de uma maçã apodrecida - que lhe tinha sido atirada como tentativa de o afugentar- perfurada pelo dorso) e enfraquecido pela fome, já que não lhe apetecia nada do que em humano adorava comer, é encontrado morto no chão do quarto pela empregada, um dia depois da sua irmã ter declarado aos pais que era urgente livrarem-se 'daquela coisa'.

Não percebi muito bem qual foi o moral da história mas, intrepretado à minha maneira acho que é para demonstrar como de um dia para o outro a nossa vida pode mudar bruscamente e que coisas que não dávamos grande importância no passado, poderão passar a ter a partir do momento em que nos apercebemos que elas fazem realmente falta.

se calhar não era essa a mensagem que se pretendia passar mas como eu não sou grande espada a interpretar textos... o que é que acham? :D leiam o livro e digam-me! ou os que já leram podem comentar :D

2 comentários:

Anónimo disse...

Então e o KONALICK, não apresentavas o dele em Português? Tenho de ler um no fim de semana. Sou a irresponsabilidade em pessoa...

O livro até parece giro... :D Como o do porco que eu li, que queria ser onda. São bonitinhos, mas não me despertam tanto interesse como os outros, aqueles. lol :D

Beijocaa

Anónimo disse...

Ando mesmo com fome, ham? KonSalick, coitado do homem, eu aqui a chamar-lhe nomes feios (sem querer, claro!)

Beijo!